top of page
  • Foto do escritorJonas Silva

Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago)


Parque visto do mirante sobre o Museu do Saneamento

Foi um bosque municipal criado em 1971, contava com churrasqueiras, banheiros e áreas de descanso tudo envolvido por muitas árvores e flores. Depois de um período de abandono foi revitalizado e transformado no parque.

O lago artificial que o caracteriza foi construído somente em 1982 aproveitando o leito do Rio do Campo. Atualmente o lago passa por um período de assoreamento, mas ainda é uma bela lâmina de água. Dentro dele centenas de pássaros passam o dia caçando ou apenas descansando.

Característica peculiar do parque são as dezenas de capivaras que cruzam o dia deitadas na grama, muito dóceis, não aparentam nenhuma preocupação com os visitantes que podem quase tocá-las (nunca toque em um animal selvagem, nunca dá para saber com vão reagir).

A configuração atual conta ainda com pista de caminhada de 2,1 km passando na mata e uma ponte de madeira sobre o lago. Duas academias ao ar livre, parque infantil, quadra de areia e o museu do saneamento.


Museu do Saneamento

Dentro das dependências também está situado o museu do saneamento, ou Ecomuseu. Muitos o conhecem como mirante do parque Construído em 2003 no local onde ficava a Primeira Estação de Tratamento de Esgoto do Município. Fruto de uma parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) o museu conta a história do saneamento no município e traz algumas considerações sobre o tratamento de água e preservação do meio ambiente.


Abaixo podes ver a localização do parque e planejar sua visita.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page