Localizada às margens da rodovia PR-082, no município de Jussara, a Cachoeira do Rio Ligeiro possui um visual daqueles de tirar o fôlego. O volume e a largura é grande que poderíamos chamá-la de 'catarata'. E as grandes rochas fissuradas fazem com que a água pareça uma grande nuvem que colidiu com o rio.
Apesar de muito fácil de encontrar e também próxima de cidades como Terra Boa e Cianorte, o local não é tão frequentado. Talvez a explicação esteja em não possuir um grande piscinão ou 'banheira' para banho. Um segundo motivo pode ser que a ponte da rodovia que fica a menos de 100 m da queda é um local de parada de andarilhos e bêbados, estes infelizmente acabam jogando muitas garrafas e lixo nas margens. Disso fica um ponto importante, é muito recomendável ir ao local com calçado fechado para evitar possíveis lesões.
Há ainda o fator de que a ponte, local de acesso, fica em uma curva acentuada sem acostamento, sendo necessário parar a uns 400 m em um dos sentidos e retornar pela canaleta até a ponte, só então pegar a trilha e descer.
No mapa abaixo é possível ver a localização exata da queda. O
Comentários