top of page
  • Foto do escritorJonas Silva

Parque Estadual do Lago Azul - Campo Mourão


Um dos ápices da Trilha Aventura quando cruza o Rio Mourão

O parque é uma Unidade de Conservação situada entre os municípios de Campo Mourão e Luiziana. O acesso é livre, sem taxas, desde que seja feito dentro dos horários de funcionamento da unidade.

Com uma ampla área verde e um grande lago formado pelo represamento do Rio Mourão. No entanto, o acesso ao lago é feito por fora do parque, sendo que os locais de acesso estão majoritariamente em áreas particulares captadas pelo negócio imobiliário que se desenvolveu ali.

A represa foi idealizada para geração de energia elétrica, usando como base outra hidrelétrica, que usava o Salto São João para geração de eletricidade. Atualmente é um dos locais de entretenimento do município mais frequentados. Seu maior fluxo é o pessoal das atividades aquáticas, que desfilam suas lanchas e jet-skis na lâmina de água. Outro público fiel são os pescadores de black-bass ou corvina que se misturam aos praticantes de caiaque.

Borboleta próximo do lago na Trilha Peroba

Já a Unidade de Conservação foi pensada em 1992 e concluída só em 1997 como parceria entre a Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) como forma de reparar os danos causados pela geração de energia.

Além de um centro de educação ambiental que recebe os visitantes e guarda um pequeno acervo de fósseis e sementes da região. Na área verde encontram-se espécies da flora como a peroba, cedro, ipê e araucária. Da fauna podemos destacar o cateto (porco-do-mato), paca, araçari, garça-branca e outras espécies, principalmente aves e borboletas. Também é possível fazer duas trilhas em meio a mata e visitar algumas cachoeiras além de um lago encrustado na mata.


Trilha Peroba

Cachoeira Trilha Peroba

É a trilha mais longa, com quase 4 km. Percorre a mata nativa residual do cerrado passando por uma pequena queda de água e o lago.

Uma vez que é autoguiada, pode ser realizada a qualquer tempo sem acompanhamento e restrição de idade.


Trilha Aventura

Com 3,5 km a trilha percorre parte do Rio Mourão cruzando por duas cachoeiras, o Salto Belo e o Salto São João. Passa também pelas ruínas da antiga usina Hidrelétrica Mourão de 1949 e os dutos da atual Usina Hidrelétrica Mourão. Sua duração média é de duas horas.

Salto Belo

Devido ao risco de acidentes é necessário acompanhamento de um dos guias do parque, e fica restrita a pessoas acima dos 14 anos. As saídas de grupos geralmente são nos finais de semana com limite de pessoas e hora de largada às 14:30. Em dias chuvosos a trilha fica interditada devido ao volume do rio.

Mais informações podem ser obtidas pelos contatos: pelagoazul@iat.pr.gov.br (e-mail) ou (44) 3523-1915 (telefone).


Como chegar

O aceso está às margens da BR 487 à 10 km da cidade de Campo Mourão. No mapa abaixo é possível ver a localização da reserva.


77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page